Perigo! Atenção ao seu Pequeno-Almoço!

Um estudo recente relaciona um pequeno-almoço deficiente com muitos problemas de saúde.

O nosso corpo é constituído por 100 triliões de células. E cada uma necessita de 114 nutrientes diferentes durante o dia.

O que você comeu ontem consiste em dois grupos principais de elementos. O primeiro grupo fornece energia (proteínas, gorduras, hidratos de carbono). O segundo grupo fornece materiais de construção (aminoácidos, vitaminas, minerais, micro-elementos, etc.).
Ontem, enquanto esteve acordado, consumiu energia e o seu corpo usou os materiais de construção à noite para se regenerar.

Adicionalmente, o seu corpo gastou 1 litro da água durante a noite com a respiração, a transpiração e a visita matinal à casa de banho.

Assim o seu corpo acorda “vazio” de manhã e cerca de 100 triliões de células imploram-lhe: “Ei, devolve-me todos os nutrientes, a energia e a água que eu gastei nas últimas 24 horas.” Você pode não sentir fome nem sede de manhã, mas é apenas uma questão de tempo.

E agora vamos ver aquilo que você dá ao seu corpo de manhã: uma torrada com manteiga e café com açúcar. São hidratos de carbono simples que, quando ingeridos, se transformam imediatamente em açúcar. O seu corpo acorda de manhã e pede nutrientes vitais e água e, em vez disso, você dá-lhe açúcar.

Ao aumentar o seu nível de açúcar no sangue, você força o seu pâncreas a produzir insulina em demasia. A insulina remove o açúcar em excesso no sangue e transforma-o em gordura. Como resultado, o nível de açúcar no sangue baixa frequentemente para valores abaixo daquele que tinha quando acordou. Agora sente fome e fraqueza, pois o cérebro tem falta de açúcar. Esta é a causa da ansiedade. Para superar a fome, precisa novamente de hidratos de carbono simples (chocolate, café com açúcar, sanduíches, doces, bolachas, donuts, bebidas açucaradas e sumos, etc.) que elevam novamente o seu nível de açúcar no sangue, libertando-o da fome e da fraqueza. Cada “injecção” de açúcar é seguida por um aumento de insulina.

Este ciclo repete-se diversas vezes por dia e você desenvolve uma dependência dos hidratos de carbono. O excesso de hidratos de carbono fazem o pâncreas trabalhar em sobrecarga constante. É uma das razões mais frequentes para desenvolver diabetes. Além disso, o açúcar em excesso no sangue danifica os vasos sanguíneos. O açúcar em excesso será sempre transformado em gordura extra.

Tudo o que acima foi descrito é a causa mais comum do excesso de peso, da tensão arterial elevada e de diabetes. E tudo começou com um mau pequeno-almoço.

Bem, gostava de saber o que é que deve ser um bom pequeno-almoço, não é verdade?

Veja aqui: O Pequeno-Almoço Ideal

Sem comentários:

Enviar um comentário