Tensão alta afecta o cérebro
Um estudo internacional listou os 10 factores de risco que causam 90% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), a principal causa de morte no nosso país.
A investigação envolveu 22 países, 3000 vítimas de AVC e 3000 pessoas com a mesma idade e sexo, mas sem doença. Ao longo do estudo, entre 2007 e 2010, constatou-se que 78% dos AVC foram isquémicos, por obstrução de um vaso, e 22% causados por uma hemorragia cerebral.
Os participantes responderam a um questionário e foram submetidos a exames médicos e analises clínicas.
A hipertensão foi o principal factor comum aos dois tipos de AVC. Nos acidentes isquémicos, as causas mais importantes estavam relacionadas com o estilo de vida, como hipertensão, gordura abdominal, tabagismo, falta de exercício e dieta desequilibrada.
A diabetes tipo II, a depressão, o stress, o histórico cardíaco e a taxa elevada de um tipo de proteínas no sangue, as apolipoproteinas B, são outros factores de risco. Nos AVC hemorrágicos, a ingestão de álcool assume grande responsabilidade, a par de outras características do estilo de vida.
Tendo em conta que 90% dos AVC se devem ao estilo de vida, muitos casos podem ser evitados se reduzir a tensão arterial, fumar menos ou abandonar o tabaco, praticar mais actividade física e seguir uma dieta saudável, variada e equilibrada.
TOP 5 DAS CAUSAS DE AVC
38% - Hipertensão
29% - Sedentarismo
27% - Gordura Abdominal
19% - Tabgismo
19% - Dieta desiquilibrada
(The Lancet - julho 2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário